A arte do tempo

Sem mãos para amassa-lo e molda-lo o pão é como um pensamento inacabado. Os nossos padeiros cuidam com carinho de cada um sentindo a consistência da massa: muito mole? muito dura? até chegar ao ponto perfeito. Pelo suave movimento da massa na última fase da fermentação eles sabem se os pães já cresceram o suficiente para irem ao forno. Pelo aroma e escurecimento da casca se estão prontos para serem retirados e pelo som oco "pá-pá-pá" se ele foi assado perfeitamente.

Como assamos o nosso pão, levain

O levain é um fermento natural que atua lentamente como agente de crescimento e sabor, trazendo aroma marcante, sabor realçado, textura sem igual e muitos nutrientes aos nossos pães. Conservar esse fermento natural exige paciência e habilidade. Ele precisa de cuidado diário para se desenvolver e manter o seu sabor inigualável. O levain que utilizamos nas nossas padarias tem aproximadamente 50 anos de idade. É um processo longo e trabalhoso, mas que vale a pena, pois é ele quem dá o saboroso toque do passado aos nossos consagrados pães.

O trabalho mais pesado fica com o nosso levain. Uma fermentação longa é muito vantajosa pois durante o processo, os "músculos" do pão, conhecidos como glúten, amolecem, até se tornarem aminoácidos que são mais facilmente digeridos pelo corpo. O nosso processo de fermentação dá um sabor especial ao pão e auxilia na quebra de açúcares e amidos, resultando em pães rústicos com maior teor de vitaminas e minerais, e menor teor de carboidratos.

Portanto, além de ser mais fácil de digerir, o pão da Le Pain Quotidien é uma alternativa mais nutritiva quando comparado ao pão convencional. Esse é o grande diferencial da LPQ. 

 

Conheça a nossa família

 O nosso pão é assado em forno com base de pedra e é feito com farinha orgânica, água e sal. A base é sempre a mesma, porém, oferecemos vários tipos de pães com farinha integral, grãos, sementes ou outras farinhas perfeitamente moídas, para agradar o seu paladar.

 

Integral

 O nosso pão mais famoso é feito com farinha de trigo integral e orgânica, sal marinho, água e levain, o nosso fermento natural. Quer seja servido como acompanhamento de sopas, saladas, de um super café da manhã com ovos orgânicos ou como a base de nossas renomadas tartines, este é aquele pão que te faz se sentir em casa.

 

Baguete

 Longa, fina e clássica, a nossa baguete tem casca super crocante e miolo extremamente macio. Feito com farinha de trigo orgânica, sal, água e levain branco, é o pão perfeito para nossas geleias de frutas orgânicas e pastas doces.

 

Nozes

 Assado em uma grande fôrma oval, esse delicioso pão é feito com nozes orgânicas, farinha de trigo integral, sal marinho, água e levain. Nutritivo e levemente doce, combina bastante com um belo pedaço de queijo.

 

Centeio

 Denso, saboroso e nutritivo, esse pão é feito com farinha de centeio escura e orgânica, farinha de trigo integral, sal marinho, água e levain. Fica ainda mais gostoso com uma boa manteiga e flor de sal!

 

Cinco Grãos

 O pão perfeito para o café da manhã! Feito com 5 grãos: aveia em flocos, semente de linhaça, semente de abóbora, semente de girassol e de gergelim, mais a farinha branca e orgânica, levain branco, sal, água e uvas passas para dar um sabor adocicado especial!

 

Flauta

 Como já diz o nome, o formato deste pão é como o de uma pequena flauta. Ele é feito com farinha de trigo orgânica, sal, água e levain. Após moldado, ele é enrolado em uvas passas e avelãs... Precisa dizer mais alguma coisa?

 

Quer aprender os segredos dos nossos pães no estilo Europeu? Aguarde nossos Workshop de Pães Orgânicos. Envie um email para eventos@lpqbr.com para mais informações e fique ligado no nosso instagram: @lpqbr